Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mirror's Edge PC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Mirror's Edge PC em Seg Jul 11, 2011 10:41 pm

StorkPro

ficou preso na water temple de Zelda: Ocarina of Time
Quando a EA Games anunciou sua parceria com a Nvidia, mas precisamente com o PhysX, a maioria dos jogadores se sentiram divididos. Enquanto alguns gostaram da idéia e apontaram o PhysX como sucessor do ótimo Havok, hoje pertencente a Intel, a outra metade se sentiu insegura pois o game a ser desenvolvido pelo estúdio EA Digital Illusions CE deveria explorar por completo o engine físico da Nvidia, até então considerado por muitos como imaturo.

O motivo dessa insegurança se resume a falta de confiança na maturidade da tecnologia. Apesar do PhysX já possuir alguns anos de estrada a proposta de criar um game unicamente voltado a apresentar essa tecnologia ainda era ousada demais, principalmente levando em conta o percentual de usuários que possuem placas da ATI e não desfrutariam dos benefícios.

De forma geral é exatamente isso que Mirror’s Edge é, um laboratório de tecnologia, isso não quer dizer que o game não possa ser divertido, nesse mesmo grupo se encontram games como foi Half Life, Unreal 3, Crysis e tantos outros.

O game foi lançado para PS3, Xbox360 e PC. Deve sua estréia mundial no PC dia 13 de janeiro de 2009. O game foi classificado para maiores de 16 anos.

Devo admitir também que a EA está ganhou meu respeito em termos de suporte. A versão nacional do game foi traduzida, portanto todo o menu e até as legendas são em português brasileiro, achei isso ótimo, é uma prova que o mercado brasileiro de games está cada vez mais importante.

Game legendado em português:

É ótimo ver empresas como a EA agindo diretamente no mercado nacional, trazendo suporte total a grandes MMORPGS (como Warhammer Online), baixando preços e nacionalizando games. Está de parabéns, tomara que outras sigam o mesmo caminho.

Caixa do jogo:

- História:

A história de Mirror’s Edge se passa no futuro em uma cidade desconhecida de regime totalitário onde a polícia monitora constantemente todos os tipos de comunicação, a justificativa do governo para tais atitudes são baseadas em uma ação pró-ativa da polícia com o intuito de diminuir a violência.

Apesar de a ação policial ter reduzido significativamente os índices de violência também reduziu bastante a liberdade dos cidadãos. Protestos de grupos que se opuseram a esse regime totalitário se tornaram comum, porém todas as manifestações foram rapidamente abafadas pelo enorme poderio policial.

E é nesse universo que surgiu a organização dos Runners. Runners são mensageiros especializados em parkour responsáveis pela comunicação dos poucos remanescentes que ainda tentam se organizar contra o governo. Dentre essas pessoas está Robert Pope, candidato a prefeito que carrega o cartaz da mudança, da liberdade, da diminuição da vigilância policial.

Toda a história do game é contada através de desenhos:

Você controla Faith Connor, uma runner talentosa que acaba vendo sua irmã, a policial Kate Connor, se tornar injustamente a principal suspeita do assassinato do candidato Robert Pope.

Cabe então a Faith descobrir quem realmente está por trás do assassinato para poder salvar sua irmã. Mesmo que para isso ela tenha que abandonar a maior regra de sua organização, de não se envolver.

O maior problema da trama de Mirror’s Edge foi à tentativa de englobar a criação de um universo ao mesmo tempo em que desenrola uma trama pessoal, isso raramente dá certo em games.

Geralmente games que tentam a perfeição na história precisam focar na trama do personagem principal ou no mundo em si, não os dois. Fear e The Witcher são exemplos perfeitos de games completamente voltados para a trama em si, enquanto Warcraft 3, Diablo, Starcraft e Final Fantasy VII são games mais voltados para contar a história daquele universo ou o impacto da história nele.

Raríssimos são os games que conseguem criar com competência tanto a trama do personagem principal quanto o universo em si. Forçando minha memória só consigo citar Bioshock, Knights of the Old Republic, Dead Space e Fallout 3 que atendem esse critério.

E é nessa “falta de foco” que Mirror’s Edge tropeça. A cidade imaginária poderia ser muito interessante se fosse mais bem trabalhada, você não encontrará nenhuma informação sobre a criação dos Runners, o início do movimento totalitário, os contratantes ou quem está por trás da polícia.

A falta de informações também afeta a trama do personagem principal, você não conhece bem os demais membros da organização, não sabe do passado de Kate ou Faith, dos amigos, dos inimigos, dos objetivos ou motivações.

A trama não é ruim, porém poderia ser bem melhor se focada em menos elementos, trazendo maiores detalhes dos principais.

- Gráficos e Requisitos:

Antes de falarmos do gráfico de Mirror’s Edge precisamos primeiro abrir um pequeno parêntese para explicar um pouco melhor o que é o PhysX.

O PhysX é um motor gráfico responsável exclusivamente por cálculos físicos visando dar maior realismo aos games. O desenvolvimento do PhysX aconteceu logo após ao sucesso imediato do ótimo motor físico Havok.

O Havok revolucionou o mercado de games, tornando o uso da física tão importante nos jogos quanto o próprio áudio, em pouquíssimo tempo era possível encontrar o Havok sendo usado até em jogos de RPG ou estratégia. Em outras palavras, esse motor físico criou um território completamente inexplorado e lucrativo no mundo dos games.

Com isso a empresa Ageia resolveu desenvolver um concorrente ao Havok, o PhysX. Porém mais audacioso, ao contrário de seu concorrente o PhysX não iria ser executado pela CPU do computador e sim por uma placa a parte, a Ageia não estava desenvolvendo apenas o PhysX mas também o hardware para rodá-lo.

Os cenários também são impressionantes:

.

A idéia era imitar o que ocorreu a cerca de uma década atrás onde precisávamos de duas placas de vídeo, uma 2D e uma aceleradora 3D. Mas o mercado não reagiu bem a isso e apesar de contar com suporte de empresas como a Dell o plano de vender placas aceleradoras físicas não decolou.

Até que a cerca de três anos atrás a Nvidia comprou a Ageia e sabiamente aproveitou o motor físico implementando-o em suas placas de vídeo (a partir da série 8xx0). Como a Intel comprou (e praticamente engavetou) o ótimo Havok a Nvidia viu no PhysX um bom candidato a sucessão, ou pelo menos um diferencial de mercado se comparado as placas gráficas da ATI.

Cabe apenas a Nvidia conseguir fazer o que a Ageia não conseguiu, convencer o mercado que o PhysX é ótimo motor físico, fato que o Havok conseguiu com apenas alguns meses de vida.

Apesar de vários games já utilizarem o PhysX até então não tinha um jogo capaz de usufruir da tecnologia em sua totalidade, até Mirror’s Edge aparecer. Então podemos dizer que Mirror`s Edge tenta ser para o PhysX o que o Half Life 2 foi para o Havok.

Esclarecido um pouco o que é essa tecnologia podemos agora voltar ao game em si.

Apesar de Mirror`s Edge ser um grande laboratório ele não é tão exclusivo quanto a maioria pensa. O PhysX pode ser desativado como qualquer configuração de vídeo e aqueles que não possuem máquina muito modernas (ou possuem placa de vídeo ATI) podem desfrutá-lo normalmente. De forma bem rústica podemos dizer que ativar ou não o motor físico seria a mesma coisa que jogar Crysis usando DX9 ou DX10.

Mas, apesar de tudo o que eu disse até agora, o que mais chama atenção nos gráficos de Mirror`s Edge (pelo menos no início) é a direção de arte. O game faz uso intenso de cores cromáticas, principalmente cítricas. O exagero proposital no contraste dessas cores causa a impressão de ofuscamento ao jogador.

Não posso afirmar com certeza o motivo dessa escolha, posso apenas expressar minha opinião. Mirror`s Edge se passa em uma metrópole incrivelmente ordeira e avançada tecnologicamente, e acredito que a melhor forma de expressar isso foi através das cores, que nesse quesito fez um ótimo trabalho.

O trabalho realizado na textura também foi muito bom, mesmo frente a frente com um objeto ou parede você não notará o famoso aspecto “papel de parede”, mesmo se você não utilizar filtros de imagem não notará imperfeições nesse quesito.

Perfeição na textura, mesmo sem filtros:

.

Curiosamente a maior falha no quesito gráfico de Mirror’s Edge foi exatamente onde ele deveria ser sua maior qualidade, interatividade. O game conta com pouquíssima interatividade com o ambiente, apesar de ser um laboratório do PhysX você não causa literalmente nenhum impacto. Sinceramente até agora não consegui entender o motivo dessa decisão, talvez por ser um game multiplataforma.

Apenas para comparação vamos dar uma olhada em Half Life 2, que também pode ser considerado um game laboratório do Havok. Em HL2 você possui diversos desafios e puzzles envolvendo física, as explosões são incrivelmente realistas, você interage com praticamente tudo do cenário. É exatamente o oposto de Mirror’s Edge, onde os únicos elementos do cenário que se movem são as portas, válvulas e algumas plataformas que servem como pêndulos.

Mas enquanto ao PhysX em si, onde ele está sendo usado? Boa pergunta. Gostaria de poder afirmar com mais certeza, porém os únicos momentos em que realmente pude notar sua presença foram nas trocas de tiro (mais precisamente quando as janelas são espatifadas com tiros) e em objetos que sofrem interação com o vento como bandeiras e cortinas.

Antes que me perguntem, sim, eu pude testar o game utilizando uma placa que suporta a tecnologia. Pude testar Mirror’s Edge com uma XFX 8800GT Alpha Dog XXX Edition e uma ATI Powercolor 4870.

Confesso que não esperava mais de Mirror’s Edge em termos físicos, mas não sei se o responsável por minha decepção é o game ou o PhysX em si. De qualquer forma acredito que o motor físico ainda merece boas melhorias, principalmente em termos de desempenho. Ao ativar o PhysX sofri uma perda de desempenho de 30% em certos momentos, inicialmente achei uma perda grande demais, porém diversos outros sites também reportarem essa perda.

Pelo menos o game é continua sendo bem feito.

- Requisitos Minimos:
• Processor: 3.0 GHz Pentium 4 ou equivalente.
• Memory: 1.0 GB.
• Video: 256 MB com Pixel Shader 3.0, GeForce 6800 ou superior.
• HD: 8 GB livres.
• Placa de som compatível com DirectX 9.0C.

- Requisitos Recomendados:
• Processor: Core 2 Duo 2.0 ou equivalente.
• Memory: 2.0 GB.
• Video: 512 MB, GeForce 8800 ou superior.
• HD: 8 GB livres.
• Placa de som compatível com DirectX 9.0C.

- Jogabilidade:

Esse foi, a meu ver, o maior desafio em todo desenvolvimento de Mirror’s Edge, desafio muito superior a utilização do próprio PhysX.

Criar um game capaz de retratar bem parkour é um desafio enorme. É claro que games como Prince of Persia e Assassin’s Creed fazem uso disso com certa competência, porém existe uma enorme diferença entre possuir parkour para fazer um game exclusivamente voltado para o esporte.

E para que os jogadores se sentissem realmente imersos no game a EA optou por posicionar a câmera em primeira pessoa. Decisão no mínimo polêmica por se tratar de um game de ação/aventura, porém bem acertada.

Inicialmente você estranha essa mudança, mas antes de terminar o breve tutorial você logo nota as reais vantagens dessa decisão. Além de melhorar a imersão dos jogadores, em Mirror’s Edge é necessário uma série de saltos e acrobacias precisas, precisão alcançada com maior facilidade por utilizar a câmera em primeira pessoa.

A concepção do cenário visa explorar totalmente o parkour:

O estúdio EA Digital Illusions CE consegue um pequeno feito, poucos games conseguem ser tão frenético quanto Mirror’s Edge, você não ficará parado nenhum minuto, você é forçado a achar o caminho e soluções para o problema com grande rapidez, parar quase sempre resulta na sua morte por atiradores de elite ou pela polícia sempre em seu encalço.

Esse frenesi constante causa a impressão de Mirror’s Edge ser um jogo curto, mas não é. Ele apenas se torna curto quando você se adaptar totalmente a jogabilidade, que virá com incrível naturalidade ao jogador depois de algumas horas. Em pouco tempo você estará fazendo diversas acrobacias antes consideradas complexas praticamente instintivamente.

O jogo é incrivelmente frenético:

Mirror’s Edge pode ser comparado rusticamente a games como GTA ou Elder Scroll. Ele não precisa de uma missão ou objetivo principal para divertir o jogador, a diversão está no explorar, saltar sobre os prédios, realizar as acrobacias em si. Sendo esse o responsável por tornar Mirror’s Edge um ótimo custo, você jogará diversas vezes não por que é necessário ou para destravar algum conteúdo secreto, mas por que é divertido.

A prova disso está em seu multiplayer que consiste basicamente com time trials, onde você corre contra adversários ou contra o relógio. O game também conta com o modo “Free Run” onde você poderá jogar em qualquer cenário apenas para treinar, sem compromisso com a trama principal em si.

Outra decisão que bastante me agradou foi o sistema de combate muito criticado por alguns sites, porém defendido por esse redator aqui presente. Mirror’s Edge segue a mesma idéia de Thief 3 e Dead Space. Faith não é nunca foi e nunca será uma lutadora ou atiradora, ela não é boa em combate e quando mais cedo você aceitar isso mais divertido será. Faith é uma corredora, apesar de ágil possui pouco conhecimento de defesa pessoal e pouca habilidade com armas, você deverá saber destacar suas vantagens e esconder seus defeitos.

Momento raro:

Grande parte do combate de Mirror’s Edge pode e deve ser evitado, e para aqueles que são necessários é preciso escolher bem como e quando atacar. Qualquer soldado individualmente já pode ser considerado um adversário bem a você, dois ao mesmo tempo é praticamente suicídio. Portanto cabe a você criar uma estratégia que separe os inimigos para que você possa enfrentá-los individualmente. Seu antigo hábito de FPS te matará facilmente, podendo até causar frustração.

Algumas pessoas podem achar isso uma desvantagem, porém eu acho que atitudes como essas valorizam mais o personagem, o torna marcante.

Se você teve paciência de me acompanhar até aqui deve estar pensando que a jogabilidade de Mirror’s Edge é perfeita, se causei essa impressão peço desculpas. Mirror’s Edge possui alguns problemas, a resposta do teclado poderia ser melhor. Se você já tentou se balançar segurando em uma barra sabe do que estou falando. Certos momentos do game necessitam de timing muito preciso; precisão que nem sempre é igualmente correspondida através do teclado.

Outro problema é a falta de criatividade com alguns desafios, você se verá fazendo exatamente a mesma coisa por grande parte do game. Os desenvolvedores poderiam explorar mais movimentos, criar mais desafios que envolvesse tanto o parkour quanto o próprio PhysX tão falado nessa resenha.

Felizmente o game é divertido o suficiente para que esses problemas passem quase despercebidos e não frustrem o jogador.

- Conclusão:

Mirror’s Edge é um jogo de aventura incrivelmente divertido para aqueles que não se frustram rápido.

Apesar do single player ser considerado curto ainda considero o game uma boa aquisição, já que você o jogará diversas vezes, seja online, repetindo a história ou no modo “Free Run”.

Mas para aqueles que esperam uma boa história ou a possibilidade de ver de perto o que o tão badalado PhysX é capaz de fazer ficará muito decepcionado com o resultado.

Mirror’s Edge pode não ser o Half Life 2 para o PhysX, mas continua sendo um game bem agradável de ser jogado, principalmente por jogadores casuais

Espero que gostem do jogo(Respeite a historia e o resto do jogo pois não foi criado por min Wink )

Ver perfil do usuário

2 Re: Mirror's Edge PC em Seg Jul 11, 2011 11:35 pm

sklkill

belo post mais o jogo num e legal

Ver perfil do usuário

3 Re: Mirror's Edge PC em Ter Jul 12, 2011 1:14 am

Chrono

conseguiu vencer REIR0M e virou o TITAN of the Games
nem li tudo! :ming:

Eu tenho ATI, então nem aproveitei o treco da PhysX...
Em tantos outros jogos que utilizam tambem não aproveitei, o que acho bobeira pq a minha placa daria conta do recado! Mas acho que é boicote descarado mesmo... :meudeus:

Ver perfil do usuário http://Titan.dk3.com

4 Re: Mirror's Edge PC em Ter Jul 12, 2011 1:25 am

StorkPro

Nossa isso me ofendeu profundamente *Emo*

Ver perfil do usuário

5 Re: Mirror's Edge PC em Ter Jul 12, 2011 6:35 pm

Mestre Gohan

nem li, mas é um jogo que tenho vontade de jogar

Ver perfil do usuário

6 Re: Mirror's Edge PC em Ter Jul 12, 2011 11:44 pm

nobodyb

é tão mirolha que dá headshot à uma distância de +8000 km!!
é tão mirolha que dá headshot à uma distância de +8000 km!!
acabei por começar este jogo estava a gostar até que me ocorreu um bug num nível em que ela apenas ficava a andar e não saltava pena estava realmente a gostar.
falando seriamente tmb não li tudo, physx não me incomoda mais que isso já o ghost recon 2 utilizava e não há grande diferença com o o physx ligado ou não.

Ver perfil do usuário

7 Re: Mirror's Edge PC em Ter Jul 12, 2011 11:55 pm

Mestre Gohan

duvida: o que é physx?

Ver perfil do usuário

8 Re: Mirror's Edge PC em Qua Jul 13, 2011 1:54 am

Chrono

nobodyb escreveu:acabei por começar este jogo estava a gostar até que me ocorreu um bug num nível em que ela apenas ficava a andar e não saltava pena estava realmente a gostar.
falando seriamente tmb não li tudo, physx não me incomoda mais que isso já o ghost recon 2 utilizava e não há grande diferença com o o physx ligado ou não.

hahaha, aconteceu isso comigo tambem!
é um bug anti pirataria! uahauhauhauha, só fui saber depois de apagar o game...

Mestre Gohan escreveu:duvida: o que é physx?

Gohan,
PhysX é uma tecnologia da nVidia(se não me engano ela comprou, não criou Razz), dai ela transformou essa tecnologia exclusiva para as placas gráficas GeForce se não me engano a partir da série 7 ou 8 que começou a ter usar. ..

Spoiler:
Agora entendeu a sacanagem né? uahuahau, quem tem ATI :SiFu: continuando a explicação:

Resumindo o que é o PhysX?
É um mecanismo de física, que permite o uso de elementos físicos em tempo real nos jogos para PC e para console. O software PhysX é amplamente adotado ultimamente. Além disso, o PhysX foi criado especificamente para aceleração de hardware através de poderosos processadores com centenas de núcleos. Em conjunto com a excepcional capacidade de processamento paralelo da GPU, o PhysX produz um crescimento exponencial na potência de processamento da física, lançando os jogos em um novo nível, com ambientes físicos vibrantes, de imersão total, com recursos tais como:

* Explosões com efeitos de poeira e destroços
* Personagens com geometrias complexas e articuladas para permitir movimentação e interação mais realistas
* Espetaculares armas novas, com efeitos incríveis
* Tecidos que se enrugam e rasgam naturalmente
* Fumaça e névoa formadas em torno de objetos em movimento

Se não quiser ler, veja os videos:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

9 Re: Mirror's Edge PC em Qua Jul 13, 2011 9:05 am

Mestre Gohan

Wow, show de bola

e pelo que pesquisei a minha roda isso ae :^^:

Ver perfil do usuário

10 Re: Mirror's Edge PC em Qua Jul 13, 2011 10:19 am

StorkPro

aeee finalmente eu faço alguem feliz com algum jogo que ja zerei cheers

Ver perfil do usuário

11 Re: Mirror's Edge PC em Sab Jul 16, 2011 9:34 pm

Claymaster

conseguiu pegar 120 estrelas no Mario 64 e xingou o Yoshi!
Bom, eu joguei este jogo quando lançado, e depois de 1 ano joguei novamente, e acho que daqui uns anos, quem sabe eu o jogue denovo... Não é um jogo para jogar todo dia pois é enjoativo depois que você "zera", porém é sim um ótimo jogo que promove um tipo de jogo totalmente diferente do que estamos acostumados.. Sem falar que o Parkour que é um esporte que adere cada vez mais fieis.

Mirror's Edge é um jogo para quem tem um paladar mais apurado, não digo mal de quem não gosta dele, porém é um jogo que necessida de um pouco mais de sensibilidade psicológica, pessoas que gostem de esportes como Parkour e quem gosta de diferenciar os tipos de jogos, daqueles que jogam desde BF2 e até o delicioso joguinho pra se jogar sacaneando os amigos Super Mario Kart.

e por ai vai.. nem sei se vão ler meu comentário, e sem ofensa, mas... mas... num li tbm tudo Rolling Eyes , mas está de parabéns pelo post, muito bem elaborado e comentado até onde eu li.

Ver perfil do usuário http://www.live-eyes.com.br

12 Re: Mirror's Edge PC em Sab Jul 16, 2011 11:52 pm

Chrono

Realmente é um jogo diferenciado que talvez quem só gosta de jogar games de "tiro" depois de um tempo enjoe e nunca mais toque!

quem sabe eu tente pegar ele novamente qualquer dia...
Logico, depois de detonar tudo que tenho pendente aqui! uhauhauha

13 Re: Mirror's Edge PC em Dom Jul 17, 2011 11:12 am

Mestre Gohan

Claymaster escreveu:

e por ai vai.. nem sei se vão ler meu comentário, e sem ofensa, mas... mas... num li tbm tudo Rolling Eyes , mas está de parabéns pelo post, muito bem elaborado e comentado até onde eu li.

Relaxa, os outros post são apenas dizendo que ninguém leu tudo também :lool:

Ver perfil do usuário

14 Re: Mirror's Edge PC em Qui Jul 28, 2011 8:10 pm

StorkPro

é Né seus folgados Evil or Very Mad sasahashsasahas

Ver perfil do usuário

15 Re: Mirror's Edge PC em Sab Ago 27, 2011 3:01 pm

Claymaster

Mestre Gohan escreveu:
Claymaster escreveu:

Relaxa, os outros post são apenas dizendo que ninguém leu tudo também :lool:

kkkkkkkkkkkkkk Mas é froids.. pra postar um texto deste tamanho, tem que trabalhar melhor o texto, separar um pouco melhor e colocar mais imagens, fazer algo atrativo. Senão cansa as vistas mesmo..

Ver perfil do usuário http://www.live-eyes.com.br

16 Re: Mirror's Edge PC em Seg Ago 29, 2011 3:43 pm

Chrono

auhauhaua tem que trabalhar mais... essa parada de copiar e colar, sem colocar uma interatividade, não ta com nada! uahuahuaua

ao menos copia e coloca uns videos pra quem não quer ler Razz
:ming:

17 Re: Mirror's Edge PC em Seg Ago 29, 2011 7:58 pm

StorkPro

Chrono escreveu:auhauhaua tem que trabalhar mais... essa parada de copiar e colar, sem colocar uma interatividade, não ta com nada! uahuahuaua

Vou fazer isso (quando eu quiser ou seja NUNCA!)

Ver perfil do usuário

18 Re: Mirror's Edge PC em Seg Ago 29, 2011 8:04 pm

Mestre Gohan

StorkPro escreveu:
Chrono escreveu:auhauhaua tem que trabalhar mais... essa parada de copiar e colar, sem colocar uma interatividade, não ta com nada! uahuahuaua

Olha a malcriação :cereal:

Ver perfil do usuário

19 Re: Mirror's Edge PC em Ter Ago 30, 2011 1:19 pm

StorkPro

Mestre Gohan escreveu:
StorkPro escreveu:

Olha a malcriação :cereal:

Nháa! *Mostra a Lingua*

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: